Skype
O Skype, programa para troca de mensagens instantâneas e ligações VoIP, conta com uma ótima versão para Windows 8. Ela tem suporte total a comandos por toque, presente em vários novos aparelhos com o sistema operacional.
Com uma interface diferente, o programa roda em tela cheia e os botões para realizar uma chamada, comprar créditos e abrir uma janela de chat são bem maiores. Dessa forma, é difícil apertar um comando errado – uma ótima notícia para quem tem dedos grandes.
IM+
O agregador de mensageiros instantâneos é uma boa alternativa para quem dispensa recursos de VoIP, como os dos Skype, e quer somente os bons e velhos bate-papos por texto – e, vez ou outra, uma conversa via webcam.
O IM+ se conecta a contas do próprio programa da Microsoft e também a do Facebook, Google Talk, ICQ e Yahoo! Messenger, entre outras. Na tela principal, o aplicativo exibe quadros com os chats abertos, os contatos, os favoritos e os perfis cadastrados nele. Dando um clique (ou toque) no nome do campo, dá para visualizar a lista completa de pessoas, por exemplo.
Bem adaptado para o sistema operacional, o app oficial da rede social de microblogs é outro com uma bela interface e suporte a toque.
Os menus Início, Conectar, Descobrir e Conta ficam listados no lado esquerdo da tela, de forma bem discreta. Enquanto isso, a linha do tempo – atualizada de minutos em minutos – exibe tuítes no centro dela. Dando um toque no post, dá para responder, retuítar ou favoritar a mensagens com outro simples clique.
A navegação pelos perfis é também bastante fácil e ágil, com as informações do usuário mostradas logo de cara, bastando um arrastar de dedo para ver os últimos tuítes e fotos postadas.
Fotor
Este prático editor de fotos, que tem versões também para Android, iOS, Mac e edições anteriores do Windows, faz ajustes rápidos em imagens também no W8.
O aplicativo faz correções rápidas em imagens com problemas, exigindo apenas alguns poucos cliques para transformá-las. Os ajustes (Scenes) são feitos de acordo com a situação em que o retrato foi tirado: uma foto escura e com poucos detalhes identificáveis, por exemplo, pode ganhar uma nova cara simplesmente selecionando a opção Night.
Além dessas correções em um toque, o programa conta com ferramentas para ajustar o tamanho das fotos e recortá-las rapidamente (Crop) e regular brilho, contraste e exposição (Adjust). Junto disso, há ainda uma série de efeitos ajustáveis e bordas para aplicar nas imagens.
NetFlix
Com uma biblioteca respeitável de filmes e séries, o serviço de streaming Netflix traz toda essa variedade ao Windows 8 em um app de interface bem adaptada. Assim como na versão web, ele conta com quatro opções principais: “Início”, “Top 10 para você”, “Novidades” e “Gêneros”. Elas ficam listadas no lado esquerdo da tela cheia, acessíveis com um toque – e com a mesma facilidade dá para ver os filmes.
A grande vantagem do app do Windows mais novo é a possibilidade de ver os filmes em uma qualidade Full HD – claro, é preciso uma conexão ótima, de 10 Mbps ou melhor, para isso. O aplicativo do NetFlix é gratuito, assim como o serviço no primeiro mês. Depois disso, é preciso pagar uma mensalidade de R$ 16,90.
Fresh Paint
Funcionando como um Paint aprimorado, o Fresh Paint tem como grande vantagem sobre o programa padrão da Microsoft o bom suporte a comandos de toque.
Além disso, o software gratuito traz uma série de ferramentas a mais que o outro programa, inclusive pincéis com textura e a possibilidade de misturar as cores que ele oferece. Dessa forma, dá para se divertir e ainda assim fazer desenhos muito mais elaborados.
Se quiser, você pode também apenas pintar, usando para isso a série de itens já feitos – mas em branco – que pode ser baixada pelo programa. Ele ainda permite abrir imagens salvas no computador para desenhar por cima, dando um visual divertido a elas.
TeamViewer Touch
Indispensável para acessar outras máquinas remotamente e arquivos delas remotamente, o TeamViewer Touch é basicamente o conhecido programa com uma interface voltada para comandos de toque.
Ele permite acessar quaisquer outros computadores que tenham o programa instalado (em qualquer versão). Basta usar as informações fornecidas pelo próprio aplicativo para abrir aplicativos no outro Windows, Mac ou Linux, mover arquivos e transferir dados, por exemplo, usando seu dedo como cursor.
A versão do aplicativo é mais simples, permitindo apenas a conexão remota de saída – ou seja, só dá para acessar outras máquinas. Para que seu computador seja acessado, é preciso ter o TeamViewer clássico instalado nele.
Wikipedia Touch
Este aplicativo ótimo para curiosos apresenta todo o conteúdo da enciclopédia digital na tela do Windows 8, funcionando praticamente como uma Wikipédia sem site ou necessidade de navegador.
É possível acessar todas as páginas disponíveis nela – em todos os idiomas – sem precisar abrir o endereço, e tudo em uma interface adaptada para o toque.
De diferente do site, o Wikipedia Touch permite favoritar os artigos preferidos, fixando-os na tela inicial do Windows. Além disso, a barra de navegação é mais simples, contando apenas com um botão Back (para voltar), um Referesh (atualizar), o Pin Page (fixar) e o Home (voltar à tela inicial).
Adobe Reader Touch
Como não poderia deixar de faltar, o mais conhecido leitor de PDF também está presente no Windows 8 em uma versão que funciona em tela cheia e, claro, é adaptada a comandos de toque.
Bem simples, o programa é muito mais leve que o visualizador na versão para desktop – o que evita eventuais travamentos. Mas também conta com alguns recursos a menos. O Reader Touch apresenta apenas uma ferramenta para buscar itens no arquivos, dois modos de visualização um comando para imprimir.
Dropbox
Apesar de o Windows 8 já vir com o SkyDrive integrado, é sempre bom contar com uma boa alternativa e um pouco de espaço extra. É esse o caso do Dropbox, um dos serviços de armazenamento na nuvem mais usados.
O aplicativo, bem prático, se integra bem ao sistema operacional da Microsoft, inclusive apresentando uma interface adaptada à padrão do Windows. Os arquivos salvos nele podem ser encontrados usando o sistema de busca do SO, da mesma forma que acontece com o SkyDrive.
O programa, ao contrário do que acontece com as outras versões dele mesmo, permite apenas acessar e baixar os arquivos - nada de upload e de pasta dedicada, por enquanto. Dessa forma, é preciso ter também o outro Dropbox instalado.
