Gerenciadores de downloads.

Baixar arquivos sem complicação e aproveitando toda a banda assinada é o sonho da maioria dos usuários da internet. Afinal, quanto menor o tempo de transferência de arquivos e programas, maior o tempo disponível para usá-los. Para isso, nada melhor do que uma seleção dos melhores softwares responsáveis por turbinar a conexão e acabar com limites de transferência.

Apesar das promessas de alguns desenvolvedores de que os gerenciadores de download são capazes de entregar velocidades 10 ou 20 vezes maiores quando comparadas às ferramentas padrão do navegador, é preciso ir com calma. Por melhor que seja o programa, a velocidade de transferência nunca será maior do que aquela assinada com o provedor.


O gerenciador de downloads mais baixado pelos usuários, o Download Accelerator Plus traz a promessa de aumentar em 400% a velocidade das transferências. Com uma interface simples e recursos que quebram arquivos baixados em diversas partes, não é à toa que o programa há anos serve como referência em sua área de atuação.

É preciso tomar cuidado na instalação para não adicionar outros programas indesejados

Mesmo tendo perdido um pouco de sua popularidade nos últimos tempos, o Orbit Downloader continua sendo um dos gerenciadores mais completos disponíveis atualmente. A automatização dos processos é o grande destaque, ao permitir o reinicio automático de transferências toda vez que a máquina é desligada ou reiniciada.
Provavelmente a única coisa a reclamar sobre o Orbit Downloader é que o excesso de ferramentas e menus disponíveis pode ser um pouco confuso.
Oferecer downloads até 600% mais rápidos do que o convencional. Porém, o real destaque do programa fica por conta do suporte a downloads por torrents e o modo de transferência de vídeos hospedados no YouTube. Como bônus, há a possibilidade de automatizar praticamente qualquer operação desejada.
O foco do software são os sites de compartilhamento de arquivos, mostrando toda sua versatilidade especialmente quando é necessário baixar documentos grandes separados em várias partes.
Outro destaque em relação à concorrência é o suporte a vários sistemas operacionais, algo especialmente útil para quem usa diversas máquinas no dia a dia. Isso tudo dispensando qualquer tipo de instalação – ou seja, basta colocar o software em um pendrive para acioná-lo em praticamente qualquer lugar.
O programa é estruturado para se adaptar à forma como a internet é usada, o que significa que um download nunca vai tornar lento o carregamento das páginas. O único aspecto que pode incomodar um pouco é que é preciso arrastar o link até uma caixa com o ícone do programa – chamada de “Dropbox”-  para iniciar o gerenciamento.
Com suporte para os protocolos HTTP, FTP, BT e arquivos do Emule, o software conta com a técnica Pass4sure (P4S) para acelerar ainda mais seus processos.

Conclusão
Apesar do Download Accelerator Plus e o Programa oscilar sua velocidade é de maneira constante, o desempenho médio de 5,5 MB/s deixou todos os concorrentes para trás. Em um respeitável segundo lugar está o FlashGet, que manteve uma média de download ligeiramente maior que os demais concorrentes.
Os demais concorrentes apresentaram um desempenho geral bastante semelhante entre si, com média de 2,7 MB/s. 
os programas mais recomendados para quem deseja conciliar velocidade e bom desempenho são o Download Accelerator Plus e o Free Download Manager.