Falando um pouco do Galaxy S4


A Samsung investiu pesado para criar um dos aparelhos mais poderosos do mercado, pronto para competir com gigantes como LG Optimus G, iPhone 5 e Lumia 928. A sul-coreana apostou em um smartphone com características de ponta, equipado com muitos recursos, chegando até a exagerar.
Há no mercado a versão GT-I9500, com processador próprio Exynos 5 octa-core, com clock de 1,6 GHz, mas sem conexão 4G, por R$ 2,4 mil; e a GT-I9505, com chip Snapdragon 600 quad-core, com 4G, rodando na frequência de 1,8 GHz, por R$ 2,5 mil.

Há a tendência de se imaginar que por possuir o dobro de núcleos de processamento, o Exynos 5 possa ser bastante superior ao Snapdragon 600. Esta informação é correta, mas apenas em partes. Em testes do respeitado GSMArena, o desempenho do Exynos 5 é, realmente, superior ao Snapdragon 600, mas a diferença não é tanta assim.

Isso porque apenas quatro dos núcleos do Exynos 5 funcionam de cada vez, devido ao kernel do dispositivo. Esta questão pode ser resolvida com uma atualização, mas por enquanto ainda segue sendo um limitador do potencial do aparelho. Além disso, já foi constatado que o GT-I9500 consome mais bateria do que a outra versão do Galaxy S4, além de também esquentar mais com aplicações mais pesadas.

Se seu único interesse é desempenho, o Exynos 5 (GT-I9500) é a melhor opção, que pode melhorar bastante com uma atualização de software. Se prefere um celular mais eficiente em relação à bateria, no entanto, o celular com Snapdragon 600 (GT-I9505) é a sua escolha.